O campo nome deve ser preenchido!

Fechar

Enviado com sucesso.

Cíntia Lopes

Fale Conosco

(47) 99965 8533

Receba nossas informações

Artigos

As cinco estratégias para lidar com conflitos nas empresas

Cíntia Lopes e Denise Ayres

As organizações têm perdido muitos talentos e dinheiro por causa dos conflitos no ambiente de trabalho. Os brasileiros gastam 11,4 dias por ano em disputas com os colegas, o que equivale a quase duas horas por semana. A discórdia atinge 85% dos trabalhadores e, em 18% dos casos, a solução é pedir demissão.

 

A pressão constante e o choque de valores na corporação são os fatores que mais geram conflitos. O pessoal de linha de frente e os gerentes são os mais vulneráveis. Equipes desmotivadas, demissões, clima de trabalho ruim e queda na produtividade são alguns dos problemas observados. Vamos ver as cinco estratégias para lidar com os conflitos e melhorar a motivação dos colaboradores.

 

 

1ª Estratégia: seja claro e assertivo. Deixe a sua posição clara para evitar mal entendidos. Seja firme, mas não inflexível. Apresente seus argumentos embasados em dados que possam ser mensuráveis. Cuide com o seu tom de voz e postura para não parecer agressivo.

 

2ª Estratégia: estimule o diálogo. Muitos conflitos surgem da falta de comunicação. Ouça as várias partes envolvidas, sem querer impor sua vontade. Demonstre interesse em conhecer o que o outro pensa e tenha uma postura conciliatória.

 

3ª Estratégia: pratique a empatia. Coloque-se no lugar do outro. Ao ser empático, você observa as razões que fizeram seu colega ter determinado comportamento ou defender uma ideia. Você sai de sua zona de conforto e compreende o outro.

 

4ª Estratégia: foque na solução. Não leve a questão para o lado pessoal ou entre em disputas para ver quem tem razão. Diante de um problema, não adianta procurar culpados ou fazer críticas. Seja objetivo e busque a solução.

 

5ª Estratégia: negocie as expectativas. O conflito surge quando os colaboradores têm a expectativa frustrada. Procure conhecer o que o outro deseja e espera de você para que se busque uma solução intermediária.

Voltar Enviar Imprimir