O campo nome deve ser preenchido!

Fechar

Enviado com sucesso.

Cíntia Lopes

Fale Conosco

(47) 99965 8533

Receba nossas informações

Artigos

Como transformar a reclamação em oportunidade

Cíntia Lopes e Denise Ayres

A reclamação é um hábito que está enraizado em nós e vai matando aos poucos. Cada cinco minutos de reclamação equivale a uma hora de perda de imunidade. Reclamar nos deixa estressados, doentes e rouba a nossa energia vital.

O brasileiro sempre arranja um motivo para reclamar: a crise do país, a inoperância do governo, a avidez dos empresários, a instabilidade mundial. Dentro de casa não é diferente; a esposa ou marido são intolerantes, os filhos exigentes, o salário curto e o patrão explorador. Tudo conspira contra nós.

Com certeza você conhece um reclamão ou até se percebe nessa postura. Estamos tão acostumados a reclamar que mal nos damos conta das consequências nefastas para a nossa vida. A reclamação nos coloca na condição de vítima e impede a mudança. Culpar o outro serve para justificar o fracasso e tirar a responsabilidade dos nossos ombros.

Você seria capaz de passar um dia inteiro sem reclamar? Parece difícil? Então comece agora. Primeiro: assuma o controle da sua vida. O modo como você vê o mundo molda a sua realidade. Saia da condição de vítima e crie condições para a mudança. Reconheça que você é responsável pela sua vida.

Segundo: aprenda com os erros. Ao invés de reclamar diante de algo que não deu certo, reflita para tirar uma lição do erro. Tudo o que nos acontece de bom ou de ruim está nos mostrando um caminho. Aproveite a oportunidade para ampliar seus horizontes.

Terceiro: seja grato por tudo. Sabe aquele problema que se transformou em bênção? A demissão que fez com que a pessoa se tornasse um empresário; a perda da pessoa amada que motivou a busca da espiritualidade; a doença que transformou hábitos destrutivos em exemplos de vida.

Enfim, a cada instante somos colocados diante de provações que nos fazem evoluir. Faça um esforço consciente para enxergar o lado positivo das coisas. Está provado que a gratidão nos dá alegria de viver e permite estar em harmonia com tudo o que nos cerca.

Voltar Enviar Imprimir